Feridas vasculares: do diagnóstico ao tratamento
As lesões Vasculares podem ser de difícil diagnóstico, por isso qualquer lesão ulcerada de membros inferiores, que tenha dificuldade em cicatrizar, deve ser avaliada por um cirurgião vascular, para que seja feito um diagnóstico correto e tratada o mais breve possível, evitando complicações mais graves.
De acordo com o Dr. Moraes Junior, médico cirurgião vascular e endovascular, as feridas vasculares possuem algumas causas, como endocrinógicas, infecciosas, traumáticas e por comprometimento arterial e venoso. O Especialista, no entanto afirma que é possível previni-las. “Hábitos de vida saudáveis, envolvendo uma alimentação balanceada, adaptada as necessidades nutricionais de cada paciente, se manter dentro do peso ideal, rotina de atividade física regular, evitar tabagismo e controle se for o caso de doenças crônicas como diabetes e Hipertensão. Por isso a importância de uma avaliação preventiva com Angiologista e Cirurgião vascular”. pontua o médico.
Sobre o tratamento, Dr. Moraes explica que o tratamento mais adequado é muito variável e está relacionado ao diagnóstico da causa e características da lesão. Ele aponta também que pessoas com diabetes e também o tabagismo estão mais propensas a feridas vasculares. “Infelizmente o tabagismo e o Diabetes mal controlado são isolados fatores de risco importantes para úlceras e lesões vasculares. E quando se associam, ou seja, aquele paciente descuidado com seu Tratamento do Diabetes e que ainda fuma esse risco se potencializa”.