Caso Kayky Brito: Médico Neurocirurgião Dr. Thomás Frigeri explica o que é politraumatismo

O ator Kayky Brito foi atropelado na madrugada do último sábado(2), no Rio de Janeiro. A secretaria municipal de Saúde afirmou que ele está internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) e que seu estado de saúde é gravíssimo.

Kayky teve politrauma corporal e traumatismo craniano depois de ser atropelado por um carro de aplicativo na Barra da Tijuca.

O politraumatismo é caracterizado por múltiplas lesões que ocorrem ao mesmo tempo em diferentes órgãos e sistemas causadas ao corpo por forças de natureza externa, como quedas, acidentes, ferimento por arma de fogo, ferimento por arma branca e queimaduras, segundo o neurocirurgião, Dr. Thomás Frigeri, professor da Escola de Medicina da PUC – RS.

Os acidentes de trânsito são a principal causa de politrauma corporal, causados muitas vezes pelo excesso de velocidade e pela distração com celular ao dirigir.

Casos de politraumatismo podem incluir lesões cerebrais, fratura de ossos, lesões na coluna, hemorragias, entre outras complicações.

“O politraumatismo pode ter vários níveis de gravidade. No caso do ator Kayky Brito, um atropelamento por um carro em alta velocidade provavelmente causou um politraumatismo grave. Ele já teve corrigida uma fratura luxação de quadril, o que indica importante cinemática (intensidade). No caso dele preocupam muito as possíveis lesões na coluna vertebral e também no cérebro”, comentou o neurocirurgião.

De acordo com o Dr. Thomás, os adultos jovens do sexo masculino compõe a maioria da fatia das estatísticas de trauma em geral.

“Dados do próprio governo brasileiro de 2019, mostram que 82% das vítimas fatais de acidente de trânsito no país são do sexo masculino. Um trabalho sobre o perfil epidemiológico dos pacientes atendidos na sala de emergência de um hospital de trauma no DF mostra que 66% dos traumatizados são do sexo masculino na faixa etária dos 20-49 anos”, concluiu o médico.