Médica psiquiatra Dra. Mayara Cezario fala sobre os benefícios da dança para a saúde mental; veja
Você sabe qual é a relação entre dança e saúde mental? Essa prática é uma atividade física que consiste em realizar vários passos coordenados, seguindo um ritmo musical.
Além de favorecer o equilíbrio tanto da mente quanto do corpo, ainda pode beneficiar a saúde e prevenir diferentes tipos de doenças.
Por estar relacionada ao prazer, a dança possibilita que o corpo produza serotonina, dopamina e endorfina. os principais hormônios do bem-estar.
Segundo a médica psiquiatra Dra. Mayara Cezario, a dança traz inúmeros benefícios para a saúde mental.
“São inúmeros benefícios, alguns mais proeminentes em categorias mais específica, como por exemplo, o aumento da autoestima nas modalidades de dança adulta (como o stiletto). Mas, de um modo geral, a dança ajuda a reduzir o estresse, promove a socialização, otimiza a capacidade cognitiva, aprimora a atenção, estimula a memória e o raciocínio lógico e aumenta a criatividade”.
De acordo com a profissional a dança por ser um exercício físico, quando combinada com hábitos de vida saudáveis, contribui para a secreção adequada do cortisol. Mas afinal, é recomendado dançar todos os dias?
“Essa recomendação deve ser feita individualmente. Precisamos saber se há alguma contraindicação médica para a prática. Também é necessário ter em mente que nenhum excesso é bem-vindo. A palavra chave para sucesso na saúde é equilíbrio”. Aponta a médica.
Dra. Mayara conta que dançar é considerado terapêutico, mas que é diferente de ser terapia. “Por mais prazerosa e benéfica que uma atividade seja, ela não substitui a psicoterapia. Atualmente até temos falado sobre dançaterapia, mas, neste caso, o trabalho precisa ser feito por profissional capacitado e é uma outra abordagem, diferente das aulas habituais”. Conclui.
Veja abaixo os principais benefícios da dança para a saúde mental
Reduz o estresse e a ansiedade
Melhora o humor
Eleva a autoestima
Fortalece a memória
Agora que já sabe qual a relação entre dança e saúde mental, lembre-se de que essa atividade contribui para melhorar o humor, elevar a autoestima e reduzir o estresse e a ansiedade.