Bonecas de pano: elas refletem a cultura local e ajudam as crianças a se sentirem representadas

Bonecas da Van

No Brasil, as bonecas artesanais resistem em meio à produção em massa de brinquedos, por serem capazes de representar diferentes corpos e culturas.

Com retalhos de tecido coloridos, linha de costura e uma boa dose de criatividade, a artista e artesã Vaneide Freire, confecciona bonecas e bonecos de pano que são verdadeiras obras de arte.

Se você teve uma boneca artesanal na sua infância, provavelmente desenvolveu um grande laço com ela e é possível que ela faça parte das melhores memórias da sua infância. E existem alguns motivos para essa relação tão afetuosa existir.

A GN conversou com especialistas para entender o vínculo que as crianças estabelecem com essas bonecas e os benefícios que elas podem trazer.

De acordo com especialistas, os bonecos são os primeiros brinquedos com os quais as crianças se identificam, em razão da semelhança com o corpo humano.

Mesmo diante da industrialização de diferentes tipos de brinquedos, elas ainda resistem Brasil afora, com artesãs que buscam perpetuar esse ícone da nossa cultura, que tem a ergonomia como uma das vantagens frente às bonecas produzidas em massa. Isso porque, ao serem feitas de tecido, elas promovem um aconchego maior com as crianças, especialmente quando elas querem escolher um brinquedo amigo para a hora da soneca.

A artesã Vaneide Freire conta que a paixão pelas bonecas vem desde a infância.

 “Desde criança, já fazia as roupinhas das minhas bonecas.  Eu inventava bonecas de todo tipo de material enquanto criança, porém o tempo passou e deixei de lado.  Muitos anos depois, após ficar grávida e ter meu filhinho, precisei dedicar meu tempo integral a ele e com isso voltou o desejo de fazer as bonecas, até mesmo para ocupar um pouco a mente por conta de tudo que ocorreu com meu filhinho, (é uma longa história).  Ele nasceu em 2017, e dei início as bonecas em 2019. De lá pra cá, foram pedidos e mais pedidos e não parei mais”, conta a artista.

Vaneide conta também que se inspira na fantasia das crianças para confeccionar suas bonecas.

“Me inspiro na fantasia das crianças, no mundo do faz de conta, nas histórias de príncipes e princesas.  Gosto de fazer bonecas de pano para crianças, apesar de também fazer bonecas de pano decorativas, confesso que não tenho tanto prazer em confecciona-las quanto confeccionar as de brincar.   É incrível ver retalhos de tecidos do nada se transformar em uma linda boneca.E quando termino, olho e pergunto para mim mesma:  fui em quem fez?”, acrescenta.

“O brinquedo industrializado evolui para um lugar de consumo, trazendo personagens e imitando figuras. Mas é fato que a boneca de pano cria um vínculo, um apego simplesmente porque com o toque de um material natural já se cria um calor”, esclarece a pedagoga Adriana Friedmann, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento (Nespsid), de São Paulo.

Para conhecer as “Bonecas da Van” e saber como comprar, acesse o link: https://www.facebook.com/bonecasartesanaisdavan?mibextid=ZbWKwL