O mercado de carros usados e seminovos no Brasil segue aquecido em 2023

O mercado de carros usados e seminovos no Brasil segue aquecido e mais de 2 milhões de unidades foram vendidas no país somente nos dois primeiros meses deste ano de 2023, o que representa um aumento de 22,2% em relação ao mesmo período de 2022.

Os dados foram divulgados pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (FENAUTO) e apontam para um crescimento contínuo desse segmento, que viu a demanda aumentar consideravelmente desde a pandemia de Covid-19.

Ao todo, foram vendidos 2.052.550 de veículos apenas nos dois primeiros meses do ano, com fevereiro sendo responsável por 990.899 negócios firmados. Quando comparamos as vendas do mesmo mês do ano passado, é possível observar um aumento de 18,2%.

Contudo, fevereiro de 2022 registrou uma quantidade de vendas 6,7% menor que a de janeiro (1.061.651). A federação afirmou que o cenário atual é promissor para o mercado de usados e seminovos, tendo em vista o preço atual de um carro 0 km no Brasil.

Normalmente todo começo de ano começa mais fraco para o comércio em geral, por conta dos vários compromissos que os consumidores têm com IPTU, IPVA, despesas escolares, etc. Mas, neste ano, percebemos uma atenuação dessa questão, já que os preços dos seminovos e usados estão mais atrativos para os clientes”, afirmou o presidente da FENAUTO, Enilson Sales.

Vale lembrar que o mercado de carros 0 km passou por intensas mudanças após a pandemia. Com a crise de chips, muitas linhas de produção pararam seus trabalhos e a fila de espera para determinados modelos era de meses.

Os preços ainda não recuaram como o consumidor gostaria. Hoje, o carro 0 km mais barato da Volkswagen no Brasil é o Polo Track, que sai por R$ 80 mil. Já o Onix, modelo de entrada da Chevrolet, custa pouco menos de R$ 80 mil. A saída para muitos é o mercado de usados.

E você, comprou algum veículo usado nos últimos meses? Conta pra gente nos comentários.