Psicóloga e Especialista em Relacionamento Silvia Vasconcelos explica como lidar com os conflitos amorosos

Silvia Vasconcelos – Psicóloga e Especialista em Relacionamento

Relacionar-se é uma arte. Uma relação de casal é uma construção, não nasce pronta, para que se possa viver de modo mais satisfatório a relação amorosa é bom saber lidar com os conflitos.

Engana-se quem pensa que uma relação saudável está livre de conflitos, pois, o que faz uma relação ser saudável não é ausência de conflitos, mas sim a forma de se lidar com eles. Uma boa relação terá certamente mais momentos de paz do que momentos conflituosos, mas divergir muitas vezes é inevitável.

Neste bate-papo a Psicóloga Silvia Vasconcelos, que também é Especialista em Relacionamento, fala um pouco sobre como lidar com essa questão dos conflitos amorosos.  Confira:

JR: Falando sobre relacionamento amoroso. Atualmente a gente vê muitos relatos de casais passando por conflitos amorosos. A sra acredita que a falta de comunicação ou até mesmo de intimidade, contribui para esses conflitos?

Silvia Vasconcelos: A maioria dos casais em termos de conflito, acontece que, as vezes a pessoas não sabe o que ela mesma deseja e aí se agasta dos seus desejos, das suas vontades, e isso é um grande conflito no relacionamento, porque se você não tem uma boa comunicação interna com você mesmo, fatalmente não conseguirá se comunicar com o outro, ou se posicionar.

JR: Mas essa questão da intimidade, também é um ponto agravante?

Silvia Vasconcelos: Sim, porque muitas pessoas não tem essa educação da sua intimidade, ou seja, o que gosta no sexo, o que não gosta, como pedir, as vezes fica esperando que o outro tenha uma bola de cristal e achei o que ela gosta, então é importante sempre ter esse olhar.

JR: Qual é a maior causa hoje em dia dos conflitos amorosos?

Silvia Vasconcelos: Uma das grandes causas hoje do conflito amoroso eu relaciono com a comunicação, com o tempo de qualidade e o tempo comparativo, porque a comunicação quando você não sabe o que quer, não sabe como pedir, o tempo de qualidade é roubado pela tecnologia, ou seja, você acha que um tempo de qualidade é ficar ao lado da pessoa que você ama assistindo um filme, mexendo no celular. E o tempo comparativo que cria gatilhos emocionais que são grandes conflitos nos relacionamentos amorosos.

JR: Mas afinal, o que fazer para se ter um bom relacionamento Dra?

Silvia Vasconcelos: Eu sempre digo para os casais que existem três pilares que se existir em um relacionamento eles são verdadeiramente milionários, primeiro que posso dizer, é o silêncio, o casal precisa saber silenciar, nem toda hora você precisar ser uma ‘matraca’ desaforada ou ir para o momento palestrinha. O silenciar te leva para um momento de reflexão. O Segundo pilar é a privacidade, que no mundo atual que a gente vive, ela é roubada, tanto pelo smartphone, pelas postagens instantâneas, e isso é invadido também nos relacionamentos.  E o terceiro é o tempo, como você tem usado seu tempo? O que você tem priorizado no seu tempo?

“Curta o momento a dois e deixe para publicar depois. Tenha sabedoria para ver quem merece realmente o seu tempo, eleja prioridades.” Silvia Vasconcelos