Bioestimuladores de colágeno: Veja o que diz a Biomédica Esteta, dra. Flavia Rocha
Ter uma pele mais firme, com textura, brilho na medida certa e sem marcas de expressão. Esses são os maiores desejos de quem se preocupa em estar bem e com autoestima. E, para responder a esses anseios, há um novo método que vem ganhando cada vez mais espaço nos consultórios médicos: o uso de bioestimuladores de colágeno.
Quer saber mais sobre como eles funcionam? Então continue lendo essa super matéria que fizemos com a Biomédica Esteta e também Especialista em Harmonização Facial, Dra. Flavia Rocha.
“Antes de falarmos especificamente sobre os bioestimuladores de colágeno é fundamental entendermos primeiramente a relação direta da Flacidez da pele com o Colágeno. A flacidez é um processo natural da pele que ocorre devido ao envelhecimento e a perda do colágeno. O colágeno é uma proteína produzida pelo nosso corpo, responsável pela estrutura e firmeza da pele. Com o passar dos anos, ocorre a diminuição natural na produção, o que contribui para que a flacidez de pele evolua.” explica a especialista.
Uma das opções disponíveis são os tratamentos com os bioestimuladores de colágeno, que são substâncias injetáveis e biocompatíveis, que ao serem aplicadas, melhoram a sustentação da pele, pois possuem a capacidade de estimular a produção natural do colágeno. São indicados para aplicação facial e também corporal. Dra Flavia aponta quais são os mais utilizados por ela, “Os bioestimuladores mais utilizados na minha prática clínica são: Ácido L- Polilático ( Sculptra e Elleva ) e Hidroxiapatita de Cálcio (Radiesse )”.
Jairo Rodrigues: Dra. Existe um momento certo para a aplicação de bioestimulador de colágeno?
Dra. Flavia Rocha: A partir dos 30 anos, pois é nessa idade que a produção natural do colágeno entra em declínio e sua degradação acelera. Essa perda de colágeno é justamente o que causa o surgimento dos primeiros sinais de idade, além da flacidez da pele. Por isso, os bioestimuladores se tornaram alternativas para impulsionar essa produção e gerenciar o envelhecimento tratando e retardando esse processo.
Jairo Rodrigues: E para quem é indicada a aplicação de bioestimulador de colágeno?
Dra. Flavia Rocha: Eles são indicados para todos os pacientes que desejam gerenciar a velocidade do envelhecimento. Podemos falar que os bioestimuladores acabam funcionando, basicamente, como uma poupança de colágeno para que o processo do envelhecimento seja mais suave e controlado. São atualmente um dos maiores aliados contra o efeito da idade na aparência.
Jairo Rodrigues: São necessárias quantas aplicações? E qual o tempo de duração de cada sessão?
Dra. Flavia Rocha: O número ideal de sessões varia de pessoa para pessoa, conforme a severidade da flacidez. Em via de regra, são necessárias duas ou três sessões de aplicação de bioestimuladores de colágeno, com intervalo de 30 a 60 dias entre cada uma. Após 1 ano ou sempre que houver necessidade, o procedimento deve ser repetido. É importante lembrar que em alguns casos é necessário e associação com outros procedimentos.
Jairo Rodrigues: Existe alguma contraindicação dra?
Dra. Flavia Rocha: Não é indicado para pacientes com doenças do colágeno, doenças autoimunes em atividades, nos casos de infecção ou inflamação no local da aplicação, em casos de pacientes gestantes ou que estejam amamentando.