Entrevista com a Biomédica Esteta Dra. Flávia Rocha sobre botox e toxina botulínica. Saiba o termo correto
Apesar de conhecerem o nome, muitas pessoas ainda não sabem o que é botox, toxina botulínica utilizada amplamente na dermatologia para garantir a autoestima dos pacientes. É um método seguro, simples e eficaz, cujo resultado já é possível de notar nos primeiros dias.
Em entrevista a esta coluna, a Biomédica Esteta, Flávia Rocha, especialista em Harmonização Facial, ressalta, “Importante ressaltar que Botox é um nome comercial da Toxina Botulínica, que assim como a marca Botox existem outras, como: Dysport, xeomin, Botulift, Botulim, Nabota, Prosigne.”, contou.
Jairo Rodrigues: Dra. Qual a principal finalidade do botox?
Dra. Flávia Rocha: É uma substância injetável, indicada para o tratamento de rugas de expressão da face. Quando aplicada faz o relaxamento parcial e temporário de algumas musculaturas responsáveis pela expressão, reduzindo assim rugas e linhas de expressão provocadas pela movimentação (contração muscular frequente). Ou seja, com o botox a contração muscular deixa de acontecer e, com o músculo relaxado, os movimentos repetitivos que causam as linhas de expressão cessam.
Jairo Rodrigues: E onde deve ser aplicada?
Dra. Flávia Rocha: Sua principal indicação é principalmente para as regiões da testa, glabela (marca entre a sobrancelhas, muito característica de “cara de bravo”) e lateral dos olhos (os famosos “pé de galinha”). Apresenta ação preventiva e reparativa das rugas de expressão. Evita o surgimento de novas linhas de expressão e suaviza as já existentes.
Jairo Rodrigues: Preenchimento e botox são a mesma coisa?
Dra. Flávia Rocha: Não, além de não serem a mesma substância, apresentam efeitos e indicações diferentes. O Botox é indicado para o tratamento de rugas de expressão, que são aquelas rugas que aparecem quando você sorri ou contrai a testa, por exemplo. O preenchimento facial é realizado com uma substância chamada Ácido Hialurônico. Essa substância é produzida naturalmente pelo nosso organismo, por isso é biocompatível, absorvível e é responsável pela hidratação da pele. Sua aplicação é injetável e tem por objetivo atenuar o sulcos faciais e repor o volume perdido com o tempo, dessa maneira é possível melhorar o contorno facial e em alguns casos aumentar o volume dos lábios, por exemplo.
Jairo Rodrigues: A Toxina Botulínica trata quais tipos e rugas?
Dra. Flávia Rocha: Utilizamos a toxina botulínica para o tratamento de rugas dinâmicas e marcas de expressão, principalmente na região da testa, olhos e entre as sobrancelhas.
Jairo Rodrigues: Qualquer pessoa pode fazer botox ou existe alguma contraindicação?
Dra. Flávia Rocha: Qualquer pessoa que tenha indicação, geralmente após os 25 anos de idade, idade esse em que as marcas de expressão geralmente começam. É contra indicado em casos de doenças, mulheres grávidas, alguns tipos de medicamentos e flacidez excessiva.