E-commerce e sua expansão nos últimos anos
O mercado de e-commerce no Brasil tem apresentado um crescimento constante nos últimos anos.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento do setor no país alcançou R$126,3 bilhões em 2020, representando um aumento de 68,7% em relação a 2019.
Esse crescimento se deve, em grande parte, ao aumento do número de consumidores adeptos às compras online, impulsionado pela pandemia da Covid-19 e pelas medidas de isolamento social. Segundo pesquisa da Ebit|Nielsen, o número de compradores online no Brasil cresceu 40% em 2020, alcançando a marca de 41 milhões de pessoas.
Outro fator que tem impulsionado o e-commerce no país é a popularização dos smartphones, que permite que as pessoas comprem e vendam produtos diretamente de seus aparelhos móveis.
De acordo com o relatório de tendências do e-commerce do Google, até 2023, 81% das vendas online serão realizadas por meio de dispositivos móveis. Além disso, a expansão do e-commerce também tem sido favorecida pela maior oferta de formas de pagamento digitais e pela melhoria da infraestrutura de logística e transporte no país.
Danilo Pinheiro, que é especialista em vendas no mercado e-commerce, somando mais de 100 produtos lançados no Amazon com faturamento que ultrapassa um milhão de reais, falou em entrevista sobre algumas vantagens de vender online. “ Ter a flexibilidade de poder trabalhar de qualquer lugar do mundo é libertador! Você pode trabalhar da sua casa ou de um café equilibrando a vida pessoal e profissional. Sem contar que administrar um negócio on-line geralmente requer custos indiretos mais baixos do que um negócio tradicional de tijolo e argamassa. Você não precisa se preocupar com aluguel, serviços públicos ou outras despesas associadas às vitrines físicas” Afirma o especialista.
Diante desse cenário, a tendência é que o mercado de e-commerce no Brasil continue crescendo nos próximos anos, mesmo após o fim da pandemia.