Se perder em uma vida de inconstâncias e luxos é muito comum, afirma a psicóloga Silva Vasconcelos, Veja.

Silvia Vasconcelos / Psicóloga e Especialista em Relacionamentos

A inconstância é uma armadilha que nos impede de colher os frutos da persistência. A persistência é um dos segredos das pessoas que estão em contínuo crescimento em suas vidas.

Quantas vezes você começou algo e desistiu no meio do caminho? Quantas vezes ficou abalado por um problema que logo se mostrou resolvido? Quantas vezes deixou algo para trás por conta de um desânimo passageiro? Quantas vezes deixou com que uma notícia ou fofoca sem sentido afetasse seu estado de espírito por dias?

De acordo com a psicóloga Silvia Vasconcelos, é muito comum as pessoas  se perderem em uma vida de inconstâncias e luxos. “Se distrair com uma vida de luxo é viver a partir da opinião alheia, é não ter um objetivo definido e se deixar levar ao acaso e incertezas”, conta a psicóloga.

Silvia lembra ainda que, isso gera uma vida de frustração e ansiedade. “Isso me faz lembrar da corrente filosófica do Estoicismo, que fala sobre a ‘Ataraxia’ ou seja, a um estilo de vida em que há a ausência de perturbações, é viver com tranquilidade”, pontua.

Para a psicóloga, que também é Especialista em Relacionamentos, um dos principais obstáculos é o stress de lidar com os fatores externos à pessoa. “Por exemplo, opiniões, frustrações. Existem formas maduras de se lidar com as frustrações da vida adulta, isso faz parte da vida”, explica a Psicóloga.

Silvia finaliza, pontuando que é preciso definir objetivos. “isso significa dar autenticidade para sua vida e conhecer os seus valores. Nada vai mudar enquanto você não fizer isso, conclui Silvia.