Em entrevista a Psiquiatra Mayara Cezario fala sobre o poder das mandalas terapêuticas.

Dra Mayara Cezario/Psiquiatra Especialista em Psiquiatria Nutricional

O poder das mandalas terapêuticas vem da capacidade de reconstruir pontes entre o pensar, sentir e agir, pois a arte expressiva propõe um caminho de evolução humana ancorado não apenas no culto ao intelecto e à racionalidade, mas também desenvolvendo a capacidade inata que temos de intuir, criar, sonhar, imaginar e sentir.

Quando conseguimos integrar essas potências interiores no nosso cotidiano, a criatividade e a expressão autêntica da nossa criança interior que estavam bloqueadas, voltam a circular livremente, reencontrando uma fonte inesgotável de energia vital por onde a vida flui mais consciente e integrada.

Para entendermos um pouco sobre como as mandalas terapêuticas funcionam e como podem ajudar, nós conversamos com a psiquiatra Dra. Mayara Cezario que também é Especialista em Psiquiatria Nutricional.

Jairo Rodrigues: Por que a terapia com mandalas promove benefícios para tratamentos?
Dra, Mayara Cezario: A prática de mandalas terapêuticas é uma forma praticar o que chamamos de meditação ativa. É a maneira que muitos escolhem para meditar, por não ter que ser feita em silêncio. Dessa forma, o praticante consegue todos os benefícios que a meditação pode oferecer, utilizando-se de uma técnica criativa e perfeitamente adaptável ao dia a dia.

“É muito recorrente ouvir de pacientes que não conseguem praticar meditação por não conseguirem ficar parados “sem pensar em nada”, com a prática de mandalas isso não acontece, já que o praticante está em movimento”.

Jairo Rodrigues: Mandalas para colorir treina o cérebro? De que forma?
Dra. Mayara Cezario: Eu não gosto muito de utilizar a expressão “treinar o cérebro”, por entender que cada pessoa é um infinito, com suas particularidades. Mas, a prática de mandalas terapêuticas traz uma gama de benefícios para a saúde da mente.

Jairo Rodrigues: Colorir mandalas é uma alternativa para meditação?
Dra. Mayara Cezario:  É bom lembrarmos que não é o simples fato de colorir as mandalas que vai trazer os benefícios, existe uma técnica envolvida e colorir é apenas uma parte do processo. Poucos anos atrás vimos os livros de colorir para adulto se popularizando e muitas pessoas passaram a dizer que “colorir mandalas não desestressa”, de fato se você pegar um livro de colorir e fizer isso no meio de um ônibus movimentado, você não estará em meditação, estará apenas colorindo.

 Jairo Rodrigues: Dra. Aponte 5 benefícios das mandalas
Dra. Mayara Cezario: A prática de mandalas terapêuticas promove redução do estresse, ajuda no desenvolvimento da criatividade e da imaginação, promove o autoconhecimento, auxilia no desenvolvimento da coordenação motora e otimiza a concentração