Pálpebras caídas? Médico especialista em cirurgia plástica dr João Menezes explica como a blefaroplastia pode ajudar a solucionar esse problema

A região ocular é a área estética central do nosso rosto. Um olhar é capaz de transmitir sentimentos e aspectos da nossa personalidade.
Entretanto, o envelhecimento natural, que começa a partir dos 35 anos de idade, provoca uma série de mudanças na região dos olhos, principalmente na chamada área orbitopalpebral, ou seja, nas pálpebras inferiores e superiores e ao redor da órbita ocular, que são facilmente percebidas.
O cirurgião plástico, Dr João Menezes, referência na área de cirurgia plástica, explica as diferenças da blefaroplastia com laser de CO2 e a tradicional.
“O laser de CO2, normalmente, ele vai promover uma retração na pele, a deixando mais jovem, mais indicado para paciente mais jovem, sem bolsas gordurosas. Já a Blefaroplastia tradicional, cuida de outras coisas como, excesso de pele, a gordura que dá aquele aspecto de olho inchado, então, ela cuidade outras coisas que o CO2 não consegue tratar” explica o médico
Por ser um procedimento simples e não invasivo, o cirurgião explica também que que é aplicado anestesia local e com sedação.
“É uma cirurgia bastante tranquila e com 4 dias já pode retirar os pontos. Vale dizer, que as vezes no início tem pessoas que dá um edema muito grande, que é aquele aspecto de inchaço, mas é algo que vai embora rápido também. Para se ter um resultado total do procedimento é de mais ou menos uns 3 meses”
Uma dúvida bastante comum entre as pessoas que pensam em fazer esse tipo de cirurgia é se fica alguma cicatriz aparente. O doutor João afirma que não.
“É uma cicatriz que fica escondida nos cílios e fica perfeito, não fica nada aparente. Porém, alguns cuidados são necessários no pós-operatório, como colocar compressa com água gelada – nas primeiras 24 ou 48 horas, e ir trocando o dia todo pra não inchar muito e não ficar uma cirurgia com o olho bastante roxo, então dá um resultado muito bom, é importante também não tomar sol”, acrescentou o cirurgião.