Câncer de tireoide: Médica especialista em cabeça e pescoço, Debora Vianna relembra casos de famosos que enfrentaram a doença

Um dos casos mais recentes e famosos de estrelas diagnosticadas com câncer de tireoide foi o de Carla Diaz, atriz de “Chiquititas” e “A Força do Querer” e ex-participante do “BBB21”.

Quando se curou da doença, a atriz revelou que descobriu um nódulo e que, posteriormente, ficou sabendo que ele era maligno. Ela ficou reclusa todo esse tempo de tratamento e aproveitou para gravar um documentário spbre sua experiência com a doença. 

“Só quem tem um câncer sabe da nossa dor, preocupação, aflição e importância de descobrir o mais precocemente, porque o tratamento acaba sendo muito mais fácil“, contou ela.

O carcinoma papilífero de tireoide (CPT) é o tipo mais comum da doença e sua incidência tem aumentado nos últimos anos mais do que a de qualquer outro tumor maligno.

De acordo com a médica, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, Debora Vianna, o câncer de tireoide, mesmo em estágios avançados, vai ter uma alta potencialidade de cura.

“O tratamento do câncer de tireoide, consegue ser um dos mais amenos que a gente tem dos tratamentos oncológicos e é tratado com cirurgia, e quando necesspario com um complemento que é a ‘Radio Iodoterapia’, que no fim das contas é um comprimido que o paciente toma uma única vez, sem a necessidade de radioterapia ou quimioterapia e a cirurgia é pouco mutilante, traz poucas sequelas para a vida do paciente”.

Apesar dos números apontarem que esse tipo de tumor é mais comum no sexo feminino, a doutorada pela USP ( Universidade de São Paulo), dra Debora Vianna, explica que o câncer de tireoide também pode atingir o sexo masculino, como foi o caso do cantor João Neto, da dupla sertaneja com Frederico.

“A tireoide é um órgão que todos nós temos, homens e mulheres, desde que nascemos até quando morremos, e aí tanto homens quanto mulheres podem sofrer mutação nesse órgão, porém, a mulher é predisposta a ter nódulos na tireoide, homens não. Então, quando um homem tem um nódulo na tireoide, temos um sinal de alerta, porque esse nódulo tem que ser olhado com mais cautela, uma vez que a probabilidade desse nódulo que o homem tem, ser câncer, é maior do que na mulher”, conta a especialista.

O cantor sertanejo descobriu a doença após exames de rotina em dezembro de 2021 e precisou passar por uma cirurgia carcinoma no Hospital de Amor, anteriormente conhecido como Hospital de Câncer de Barretos, localizado no interior de São Paulo.

“Decidi compartilhar com vocês esse meu momento. É uma doença silenciosa, nunca senti absolutamente nada, e gostaria de deixar um alerta a todos para se cuidarem. Façam exames de rotina, é muito ruim ser pego de surpresa como eu fui”, disse o artista.

Prevenção

Os problemas que afetam a Tireoide estão relacionados ao hipotireoidismo quando a glândula não produz as quantidades suficientes dos hormônios T3 e T4, fazendo que todas as funções do organismo se torne mais lenta.

 Os principais sintomas dessa deficiência são: canso intenso sem causa aparente; aumento de peso; dores musculares; perda de memória; sonolência excessiva; irregularidades no ciclo menstrual; fraqueza muscular, entre outros.

Tratamento

O tratamento é feito através de cirurgia onde será feita a retirada parcial ou total da tireóide.

A especialista afirma que não há necessidade de desespero ao identificar o nódulo, principalmente as mulheres que já é esperado um nódulo na tireoide.

“Esse nódulo tem que ser identificado e estratificado, em alto risco ou baixo risco, mas não há necessidade de desespero, é importante destacar que quem trata o câncer de tireoide é o cirurgião de cabeça e pescoço, existe uma especialidade para isso, onde identificamos e fazemos o diagnóstico do câncer e realizamos o tratamento”, conclui Debora Vianna. 

*Por Jairo Rodrigues