Insulina e diabetes saiba a relação.
Causado pelos níveis elevados de glicose no sangue, devido à falta do hormônio da insulina, o diabetes é uma das enfermidades que mais afeta a população no mundo. Segundo dados da Federação Nacional de Diabetes, em 2021, o número de pessoas com a doença aumentou cerca de 74 milhões, totalizando cerca de 537 milhões de adultos.
No Brasil, pesquisas apontam que 7% da população convive com o problema e, apesar de a aplicação da insulina ser um incômodo para muitos, a Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), explica que ela é essencial para regular os níveis de açúcar no sangue.
“A falta da insulina, ou um defeito na sua ação, resulta, portanto, em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia. A condição, quando não controlada, pode trazer consequências negativas para visão, rins, coração, nervos e membros inferiores, além de provocar desidratação, dificuldade de cicatrização e complicações respiratórias”, explica a médica nutróloga.