Médica especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, doutorada pela USP fala sobre câncer na tireoide.
Projeções do Instituto Nacional de Câncer (Inca) indicam que no triênio entre 2020 e 2022 haverá 13 780 novos casos de câncer de tireoide no Brasil, sendo 1 830 em homens e 11 590 em mulheres. Os números deixam claro que esse tumor é bem mais frequente no sexo feminino.
O carcinoma papilífero de tireoide (CPT) é o tipo mais comum da doença e sua incidência tem aumentado nos últimos anos mais do que a de qualquer outro tumor maligno.
De acordo com a médica, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, Dra. Debora Vianna, o câncer de tireoide, mesmo em estágios avançados, ele vai ter uma alta potencialidade de cura.
“O tratamento do câncer de tireoide, consegue ser um dos mais amenos que a gente tem dos tratamentos oncológicos e é tratado com cirurgia, e quando necesspario com um complemento que é a ‘Radio Iodoterapia’, que no fim das contas é um comprimido que o paciente toma uma única vez, sem a necessidade de radioterapia ou quimioterapia e a cirurgia é pouco mutilante, traz poucas sequelas para a vida do paciente”.
Apesar dos números apontarem que esse tipo de tumor é mais comum no sexo feminino, a doutorada pela USP ( Universidade de São Paulo), dra Debora Vianna, explica que o câncer de tireoide também pode atingir o sexo masculino.D