SOROCABA: 26 detentos não retornaram da saidinha de fim de ano.

No período de 23 de dezembro a 3 de janeiro, 1.387 presos foram beneficiados com a saída temporária das unidades prisionais da região de Sorocaba. Do total dos detentos que tiveram a saidinha de fim de ano concedida pelo Poder Judiciário, 37 não retornaram, segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Somente em Sorocaba, dos 628 custodiados que saíram, 26 não voltaram.

Em Capela do Alto, dos 243 presos, 6 não retornaram. No município de Iperó, dois dos 359 custodiados não voltaram à unidade prisional. Em Mairinque, dos 100 detentos que receberam o benefício, um não retornou e, em Votorantim, dois dos 57 presos não voltaram.

O número de detentos que estão foragidos nas ruas das cidades da região é 36% menor o mesmo período de 2021, quando dos 1.630 presos beneficiados com a saída temporária, 58 não retornaram às unidades prisionais.

Previsto no artigo 122 da Lei de Execuções Penais, o benefício se aplica aos condenados que cumprem pena em regime semiaberto, em estímulo à volta ao convívio social. De acordo com a SAP, quando o preso não retorna à unidade prisional é considerado foragido e perde automaticamente o benefício do regime semiaberto, ou seja, quando recapturado, volta ao regime fechado.