Nubank completa um ano de IPO, e ação acumula queda superior a 55%.

O Nubank completa nesta quinta-feira (8) exatamente um ano desde que precificou sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), com a estreia no dia seguinte, ou seja, 9 de dezembro de 2021.

Depois de ter sido precificado a US$ 9, na estreia o papel subiu quase 15%, chegando a US$ 10,31. Nesta quarta-feira (7), a ação fechou a US$ 3,97. Em relação ao preço definido no IPO, a queda é de 55,9%. Já em comparação ao fechamento do primeiro dia de negociação, a retração chega a 61,5%.

Nesse um ano, muita coisa aconteceu. A base de clientes da instituição segue crescendo exponencialmente e passou de 48 milhões para 70,4 milhões. O banco passou de prejuízo para lucro, embora ainda muito pequeno.

O Brasil segue sendo de longe seu maior mercado, mas o México começa a ganhar alguma relevância, com 3 milhões de clientes. E mesmo na governança houve mudanças.

O fundador David Vélez continua como CEO global, mas Yousseff Lahrech se tornou presidente, enquanto Cristina Junqueira passou a chefiar mais especificamente a operação brasileira.