Em alta: Mercado de consórcio segue com ótimas perspectivas para 2024
Comprar uma casa ou um automóvel é o desejo de muitas pessoas. Contudo, pelo alto valor, não é simples a aquisição à vista desses bens. Uma das opções para quem deseja realizar esse sonho é o consórcio, que nada mais é que uma forma de autofinanciamento em que se formam grupos de pessoas físicas ou jurídicas, por meio de um contrato no qual se estabelece um período de duração do consórcio. Assim, mensalmente, os participantes pagam um valor estipulado para que, a cada contemplação, um dos consorciados adquira o bem que deseja ter. Portanto, a cada 30 dias, um ou mais consorciados do grupo pode ser contemplado.
A contemplação pode ocorrer por meio de sorteio entre todos os integrantes. É possível, ainda, dar um lance equivalente a uma antecipação de parcela, ou seja, um valor percentual para ganhar prioridade, acelerando a compra. Dessa forma, todos os participantes presentes nas assembleias podem dar o lance, e é contemplado aquele que oferecer o maior deles.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio, o número de consorciados atingiu o patamar recorde de 10 milhões em outubro deste ano de 2023.
O demonstrativo é sinal de que a modalidade financeira, criada há mais de seis décadas, ainda tem fôlego para movimentar a economia e proporcionar aos brasileiros maior poder de compra.
Um dos fatores que impulsionaram os resultados do setor nesse ano foi a manutenção dos juros altos. Apesar da redução da taxa Selic em agosto, ela permanece elevada em 12,25%, o que impacta notavelmente no valor do financiamento de veículos e imóveis.
Outro índice que demonstra a popularidade do consórcio é a adesão ao sistema.
Ainda segundo a ABAC, nos dez primeiros meses deste ano, a comercialização de crédito alcançou a marca de R$ 260 bilhões, revelando um aumento de 22,5%, em comparação ao período de janeiro a outubro de 2022.
O país vive um momento econômico em que a população está retomando o ritmo de consumo, interrompido pelos efeitos da pandemia e pelo aumento da inflação. Com isso, os indicadores também apontam que em 2024 o mercado de consórcios seguirá com excelentes resultados.
Dicas para se sair bem na aquisição do seu consórcio
A primeira coisa que o consumidor precisa fazer é avaliar o que realmente ele quer comprar através do consórcio. É a casa dos sonhos? É uma motocicleta? Um automóvel? Ou realizar aquela viagem com a família?
É importante pesquisar a reputação da administradora, pois a melhor forma de saber se está contando com uma administradora que realmente vai entregar o bem que você deseja é pesquisando sobre ela.
A ABAC aponta também que ter um planejamento financeiro adequado, é fundamental para que o consorciado não tenha dores de cabeças futuras. É imprescindível ajustar os valores de acordo com os rendimentos mensais, ou seja, antes de fechar o contrato, você precisa garantir que o valor das parcelas não ultrapasse 30% dos seus rendimentos.
Gostou desse conteúdo? Então continue acompanhando as novidades aqui na Revista Grandes Negócios.