Bruxismo: Odontóloga, Kelli Lara, Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial fala sobre esse problema

Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes. Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula (ATM).

Nesta entrevista, a Odontóloga, Kelli Lara, Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial fala sobre esse problema, explica mais sobre o Bruxismo e também revela as complicações que o bruxismo pode causar.

“O Bruxismo é o nome da doença caracterizada pelo ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes de forma constante e excessiva, causando pressão sobre eles e tensão nos músculos responsáveis pela mastigação”, explica Dra. Kelli.

Jairo Rodrigues: Dra. O que de fato causa o Bruxismo nas pessoas?
Dra. Kelli Lara: O Bruxismo é uma desordem funcional possivelmente relacionada a situações de estresse, tensão, ansiedade, que  se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono ou durante o dia que também é conhecido como bruxismo de vigília.

Jairo Rodrigues: E o Bruxismo também ocorre durante o dia?
Dra. Kelli Lara: Sim, é conhecido como Bruxismo de vigília — ou Bruxismo diurno, se caracteriza como um distúrbio em que a pessoa desenvolve o hábito de apertar ou encostar os dentes durante o dia.

A especialista aponta que pessoas com ansiedade tem maior risco de desenvolver o problema. “É uma manifestação inconsciente e de distúrbios emocionais. E se o paciente faz uso de antidepressivos ( medicações controladas )para tratar a ansiedade, algumas dessas medicações podem causar movimentos involuntários na região orofacial podendo ter como efeito colateral o Bruxismo”, aponta Kelli Lara.

Jairo Rodrigues: Dra. Agora,  DTM e Bruxismo são a mesma coisa?
Dra. Kelli Lara: Não,  DTM e Bruxismo não são a mesma coisa. Os dois problemas podem ou não estar associados no mesmo indivíduo. Enquanto o bruxismo é uma condição que leva a movimentos involuntários de apertar ou ranger os dentes, a DTM é toda patologia ligada a uma disfunção na articulação temporomandibular. Um Bruxismo não tratado pode levar a desenvolver a DTM ( disfunção temporo mandíbular) por isso a importância de tratar o Bruxismo.

A odontóloga cita também algumas complicações que o Bruxismo pode causar. Veja:

“Dores de cabeça na região da testa, dificuldade para mastigar, principalmente alimentos duros; dores durante a mastigação; tonturas; vertigens; dores na face, dores na região cervical, dores na região do pescoço ( pode estar associado a desgaste dental excessivo, ou não), dentes amolecidos, trincas nos dentes, fraturas dos dentes, retração gengival. Lembrando que um Bruxismo não tratado pode levar a sintomas nas articulações da ATM”, Contou a Odontóloga.

Jairo Rodrigues: Dra. O problema tem cura? Se sim, como ele é tratado?
Dra Kelli Lara: Não existe ainda um tratamento para curar o Bruxismo, mas alguns métodos de controle podem ser utilizados para aliviar a dor e os sintomas da doença, como Tens, agulhamento seco, placa estabilizadora, ,termoterapia, laser, juntamente com uma equipe multidisciplinar composta por Psicólogo, Cirurgião Dentista Especialista em DTM e Fisioterapeuta.